Operando por bluetooth, iBeacon é a nova aposta da Apple

ibeacon, nova aposta da apple
ibeacon, nova aposta da apple

Fazer compras sem a ajuda de um vendedor, visitar um museu sem a companhia de um guia, encontrar promoções e lançamentos em uma loja. Essas são apenas algumas das possibilidades do iBeacon.

Você entra em uma loja e, conforme percorre araras e bancas de roupas, começa a receber alertas no celular que indicam promoções, descontos e lançamentos. Sem que nenhum vendedor precise te ajudar, utilizando apenas a tela do smartphone, você é capaz de encontrar as peças que mais se adequam ao seu estilo e gosto pessoais. Parece cena de filme futurista, mas já é realidade em algumas lojas dos Estados Unidos.

Esse tipo de experiência é possível graças a um sistema criado pela Apple e lançado no ano passado nas lojas da rede: o iBeacon. Esse aparelho emite sinais via bluetooth para smartphones e tablets que tenham determinado aplicativo instalado e que estejam próximos ao aparelho emissor. O sistema permite que o usuário receba dicas de compras e sugestões de produtos localizados em diversas áreas da loja, conforme se aproxima desses produtos.

É assim que a Apple tem utilizado o iBeacon, para dar detalhes aos clientes sobre esse ou aquele produto, dentro da loja, sem a interferência de vendedores ou consultores.

A TIMO, por sua vez, desenvolveu um aplicativo para uma exposição de quadros da artista plástica Patricia Lopes, denominada “Série África”. Com o iBeacon, os visitantes recebiam informações sobre cada uma das obras expostas, o que tornava a experiência mais completa, mesmo sem a presença de guias no local. De acordo com informações do site da artista, a combinação de arte com tecnologia tornou a exposição mais rica em detalhes para aqueles que a visitaram.
Entenda melhor o iBeacon assistindo a este vídeo.

Comentários no Facebook